Esperanto Notícias #2

Esperanto Notícias #2 (01/08/2020)

APRENDER ESPERANTO PELO DUOLINGO

Duolingo tornou-se uma das maiores plataformas para o estudo de línguas no mundo. Um verdadeiro fenômeno que demonstra de modo cabal que os homens não aceitam a imposição de um único idioma local a dominar o multilinguismo natural da humanidade. Pelo Duolingo se pode ter acesso às mais (para nós) distantes línguas do mundo.
Pode-se aprender também o Esperanto pelo Duolingo. Há alguns anos, ficou disponível o estudo a partir de falantes do Inglês. Foi um sucesso: centenas de milhares de estudantes de língua inglesa se engajaram no estudo do Esperanto por esse meio. Pouco depois, o mesmo recurso foi disponibilizado a partir do Espanhol, depois do Português. Agora a plataforma acaba de produzir o aprendizado do Esperanto para conhecedores de Francês. Em todos esses segmentos, o interesse dos internautas foi o mesmo. Até agora, registraram-se milhões de registros de estudantes de Esperanto pelo Duolingo. Em tempos de pandemia, trata-se de uma interessante atividade!  
 


COMEÇA O PRIMEIRO CONGRESSO MUNDIAL VIRTUAL DE ESPERANTO

Este 1° de agosto de 2020 se torna data histórica para o Movimento Esperantista Mundial. É a abertura do Primeiro Congresso Mundial de Esperanto em ambiente totalmente virtual. Sinal dos tempos: nunca uma tecnologia tão universalista esteve a serviço coerente de um idioma tão internacional. Durante uma semana, serão dezenas de salas de discussão, palestras, apresentações de música e teatro, cursos, oficinas, exposições, além de simples conversas livres entre “samideanos” de todas as partes do mundo. Até um “banquete” foi programado! É uma experiência única, quando se encontram numa mesma sala de conversa Esperantistas da Polônia, Brasil, República do Congo, Irã, Colômbia, Vietnã, Índia, China e Finlândia – para citar apenas alguns. Para quem desconfia da vitalidade do Esperanto no mundo, vale a pena conferir. Espera-se mais de 2000 inscritos no referido congresso, de todas as partes do mundo.