Zamenhofa Tago 2021

O tradicional evento de fim de ano (Zamenhofa Tago), que este ano será também virtual, terá três horas de duração (15h – 18h). Anote o endereço: brazilo.org/pma-meet2. Os convidados serão: Alex Cesário, de Araraquara (palestrante); Paulo S. Viana, de Lorena/SP (lançamento de livros); representantes da Juventude Esperantista de São Paulo (JUNESP) e o artista Cícero Soares, de Salvador/BA.

Mais uma edição da revista La Lampiro, a última da coleção 2021 (6 números) já está disponível para download no site da EASP. Para baixar o arquivo, clique aqui ou la imagem na lado.

Convidado de novembro

novembra gasto

O convidado da Reunião Cultural deste mês é o acadêmico Markos Kramer (Alemanha), que abordará o tema: “Lógica – ponte entre filosofia, matemática, computação e língua”.

Kramer nasceu em Buenos Aires (Argentina), mas cresceu na Alemanha. Estudou matemática e filosofia em Oxford (Inglaterra), tendo se doutorado em Bonn (Alemanha) sobre tema que liga lógica matemática e linguagem da computação. Atualmente trabalha na Universidade Técnica de Dresden, explorando a relação entre métodos baseados em lógica para inteligência artificial e o raciocínio real dos humanos.

Conheceu o Esperanto em 2000 e, após engajamento no movimento juvenil esperantista local e internacional, tornou-se membro da Academia de Esperanto, em 2010. Além de escrever vários artigos sobre diversos temas relacionados ao Esperanto, ele faz parte do grupo que opera uma profunda revisão no PIV (Dicionário Ilustrado de Esperanto).

A palestra estará disponível no canal Viva Gazeto da EASP em 27 de novembro, a partir das 17h. Após a palestra, haverá uma roda de perguntas com a presença do palestrante.

Palestra de outubro

O convidado da Reunião Cultural de outubro será o Prof. Otto Prytz, de Oslo (Noruega), que abordará o tema: “Deverá o cego viajar com ou sem acompanhante?”.

O próprio Otto é deficiente visual de nascença e nesta palestra ele contará um pouco de suas experiências como viajante em outros países.

Ele nasceu no norte da Noruega (1943), se diplomou em Filologia pela Universidade de Oslo (1972), tendo o espanhol como especialidade. De 1978 até sua aposentadoria, em 2005, trabalhou como docente da língua espanhol nesta mesma universidade. Conheceu o Esperanto em 1955.

A palestra estará disponível no canal Viva Gazeto da EASP no próximo sábado (dia 30), a partir das 17h. Após a palestra, haverá uma roda de perguntas com a presença do palestrante.

Encontro virtual

Em substituição ao Congresso Paulista de Esperanto, que aconteceria este mês, a diretoria da EASP decidiu organizar um encontro virtual de Esperanto. O evento, que acontecerá no dia 16 de outubro (terceiro sábado do mês) pela plataforma Zoom, terá quatro mini palestras (15 min), 3 palestras (45 min) e duas apresentações artísticas.

Anote o link para a sala das palestras: https://mallonge.net/EASPretevento2021

Para baixar a programação completa, clique aqui.

Dentro da programação do evento, teremos uma Assembleia Geral Extraordinária, onde a diretoria da EASP apresentará sua proposta de atualização do Estatuto Social da entidade. O acesso à assembleia será restrito aos associados.

Anote o link da sala da assembleia: https://mallonge.net/EASPassembleia2021

Para baixar a convocação, clique aqui.

Palestra de agosto

O convidado da Reunião Cultural de agosto é o Prof. Francisco Wechsler, de Campinas-SP, que abordará o tema: “As mentiras estatísticas durante a epidemia do coronavírus no Brasil”.

Durante a atual pandemia do COVID-19, espalham-se muitas desinformações e mentiras principalmente na Internet. As estatísticas sobre à doença e às vacinas são distorcidas e manipuladas. A palestra tem o objetivo de advertir os ouvintes contra alguns erros graves a respeito dos referidos números.

Francisco é Professor universitário emérito e o primeiro presidente da Organização da Juventude Esperantista Brasileira (BEJO).

A palestra estará disponível no canal Viva Gazeto da EASP no próximo sábado (dia 28), a partir das 17h UTC-3. Após a palestra, haverá uma roda de perguntas com a participação do palestrante.