Método Zagreb em nova veste

O novo diretor do Departamento de Ensino da Associação Paulista de Esperanto (EASP), Carlos Correa Filho, recentemente propôs à diretoria que a associação reeditasse o livro de estudo “Aprenda o Esperanto – Método Zagreb”, publicado em 1993 pela extinta Zamenhof Editores, para uso em curso Básico de Esperanto, com duração de quatro meses (30 horas).

Depois de uma análise do material proposto, o projeto foi aprovado e o próprio diretor Carlos se encarregou de intermediar os contatos para aquisição dos direitos de reprodução, bem como da elaboração de todo o processo de pré-edição: digitalização dos originais em português, revisão, adaptação e atualização de algumas partes do suplemento do livro.

Feito isto, passou-se a fase seguinte, por sinal, mais delicada: como reviver um livro de estudo publicado há mais de duas décadas e deixá-lo atraente para o público atual? A solução encontrada foi um novo projeto gráfico com desenhos minimalistas assinados pela ilustradora Anna Lobo de Carvalho.

O Método Zagreb alcançou grande popularidade nos anos 80 e 90, tendo seu livro básico sido traduzido para 30 línguas, além de receber o apoio de esperantistas importantes, como Tibor Sekelj e Claude Piron. O método se baseia la seleção criteriosa de apenas 500 morfemas mais frequentes da língua internacional.

O Método Zagreb é formado por: Livro de estudo básico (A) com 12 lições; áudio com as lições e músicas; história em quadrinhos “Kiu estas Jozefo?” (de Johán Valano); opúsculo “Esperanto ne estas nur lingvo” (de Spomenka Ŝtimec); “Manual para instrutores” (de Zlatko Tišljar e “Curso Complementar” (B), de Spomenka Ŝtimec.

Esta nova edição em língua portuguesa, revisada e ampliada, já está em uso no Curso Básico de Esperanto, na sede da EASP. Interessados em conhecer o novo projeto editorial também podem adquirir o livro básico de estudo na loja da associação.

2 thoughts on “Método Zagreb em nova veste

    • Redaktanto Reply

      Boa tarde, Gilberto: estamos providenciando a impressão de mais exemplares do libro. Quando estiverem prontos, informaremos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *