Jubileu de 80 anos de fundação

Este ano a Associação Paulista de Esperanto completa 80 anos. É um ano de comemorações, um momento oportuno para lançarmos um olhar retrospectivo na trajetória de dedicação e perseverança dos pioneiros e de todos aqueles que posteriormente se juntaram ao trabalho abnegado de incentivo à prática e à divulgação da língua internacional Esperanto ao longo dessas oito décadas.

Trabalhar por um ideal sem a ajuda financeira de qualquer órgão público ou privado, se valendo tão somente de contribuições voluntárias dos associados, sempre em número reduzido, tem sido o maior desafio da Associação, mas também sua maior força de sobrevivência, merecedora de toda nossa atenção nesse ano festivo.

Quando as coisas assumem uns ares de estagnação, quando o diapasão do entusiasmo parece atingir algumas notas baixas, carecemos de um ponto de referência, de direção e inspiração. E tudo isto pode está bem perto de nós, nas páginas das crônicas sobre nossos pioneiros.

Relendo essas páginas, somos convidados a indagações inquietantes, tais quais: nossos pioneiros não dispunham de computador, serviço de impressão digital, internet, You Tube, redes sociais e demais facilidades do mundo moderno e, no entanto, eles conseguiram ousar em vários campos de atuação da Associação!

Esta é a lição mais encorajadora que apreendemos ao lançarmos um olhar de gratidão àqueles que nos antecederam na tarefa de divulgação do Esperanto, objetivo base da nossa aniversariante.

Ao longo do ano iremos compartilhar vários desses momentos com vocês.