Resumo

Author Picture

Paulo S. Viana

Médico brasileiro, poeta, escritor, tradutor, palestrante e ativista esperantista.

Paulo Sérgio Viana nasceu em 1948 e atualmente mora em Lorena-SP. Profissionalmente trabalhou como médico por mais de quarenta anos.

Aprendeu o esperanto aos 12 anos de idade e desde então usa a língua todos os dias. Como esperantista, foi co-fundador da Organização da Juventude Esperantista Brasileira (BEJO), participou da diretoria da Associação Brasileira de Esperanto (BEL) e atualmente faz parte da diretoria da Associação Paulista de Esperanto (EASP), de cujo órgão La Lampiro também é redator.

Tem artigos publicados em diversos periódicos e canais esperantistas, no Brasil e no exterior, além de muitas palestras proferidas em eventos esperantistas, ao longo dos anos.

Tem se dedicado em particular à tradução, principalmente das obras de Machado de Assis, das quais já traduziu e publicou seis.

Autor premiado em vários Concursos Internacionais de Literatura, está prestes a publicar seu terceiro livro escrito originalmente em esperanto "Estu purigita - preskaŭ hereze". Os outros dois publicados são: "Nigra birdo" e "Al ĉiutago ĝia legaĵo".

Paulo é membro da Academia de Letras de Lorena.