Resumo

Author Picture

Gilberto Menegasso

Nasceu em Cosmorama, em 31 de maio de 1952, filho de Anselmo Menegasso e Cândida Marin. Cursou Ciências Físicas e Biológicas na Facle, em Votuporanga
Trabalhou na Secretaria da Saúde e depois na da Educação. Em 1975 ingressou no Banco do Brasil, onde permaneceu até se aposentar.

Em 2004 teve seu primeiro contato na prática com o Esperanto ao fazer companhia para sua esposa que participou de Encontro de Esperantistas em Bebedouro SP. Foi nesse Encontro que se apaixonou pelo Esperanto, presenciando adultos, jovens e até crianças falando o idioma com certa desenvoltura numa ambiência fraterna.

Em 2005 instituiu Curso Básico de Esperanto que perdurou até a chegada da pandemia e no ano de 2018 ministrou aulas de Esperanto, nível intermediário, na USP, Campus de São Carlos. Organizou nesta mesma cidade dois Encontros de Esperanto e dois Congressos Paulistas.
Tornou-se membro do Serviço de Passaporte (Pasporta Servo). Visitou vários países europeus onde se hospedou em casa de esperantistas, assim como recebeu alguns em sua casa.

Participou de Congressos Universais em Bialystok (Polônia), Copenhague ( Dinamarca), Buenos Aires (Argentina) e Lille (França). Participou também de Congressos Nacionais na Croácia (Koprivnica), Espanha (Teruel) e Itália (San-Marino).

Com a chegada da pandemia e a paralisação das aulas presenciais, foi necessário se reinventar. Criando pequenos textos para exercitar seus alunos, em dado momento surgiu o primeiro personagem, depois o segundo, terceiro... , foi assim que nasceu “La Rigamontoj”.