Reunião Cultural de março

Leitura
Leitura – Almeida Júnior (1850-1899)

O convidado da Reunião Cultural de março será o palestrante, tradutor e poeta Paulo S. Viana, que brindará os visitantes com a apresentação do tema “Devemos ler muito mais”.
Segundo o nosso convidado, “Certamente a língua escrita é uma das invenções mais importantes da humanidade. Escritos existem há pelo menos 4 mil anos. Pela leitura subtende-se o desenvolvimento do reconhecimento, da memória e do raciocínio. Em função da leitura, todo o cérebro trabalha, principalmente a metade esquerda. Durante a leitura, várias regiões do cérebro entram em atividade ao mesmo tempo, e isto é um estímulo muito eficaz na conservação e no desenvolvimento da capacidade mental. Quando lemos uma obra de ficção, desenvolvemos a sensibilidade para com outras pessoas. Quando lemos poesia, praticamos a subjetividade e a capacidade de interpretação. Na comunidade esperantista há um movimento para estimular a leitura: o Sumô Esperantista. Pela nossa saúde mental, devemos ler multo mais.”

A Reunião Cultural acontecerá no dia 25 de março (próximo sábado), a partir das 16h, na sede da EASP (Rua Faustolo, 124 – Água Branca).

Entrada Franca!